quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Paraquat uma praga que não se mata!



Referência:<http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.vecol.com.co/sitio/imagesProductos/Paraquat.jpg&imgrefurl=http
://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php%3Fterm%3DParaquat%26lang%3D3&usg=_
_EmRLHlFidxEngEAO1wSYyQlNOU=&h=300&w=450&sz=68&hl=pt-BR&start=6&zoom=1&tbnid=PRVaOb1mtsVtjM:&tbnh=85&tbnw=127&ei=xrRCUKO4EsH30g
HF4IHoCg&prev=/sear
ch%3Fq%3Dparaquat%2Bimagens%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1249%26bih%3D588%26tbm%3Disch%26prmd%3Dimvns&itbs=1>


Paraquat é um herbicida de fácil acesso utilizado para acabar com pragas que infestam a lavoura. Ele é altamente tóxico o que o torna muito perigoso além de que ainda não possui um antídoto conhecido.


Algumas terapias vêm sendo testadas em pacientes intoxicados por paraquat, porém só costumam apresentar efeito quando as doses ingeridas são baixas e rapidamente identificadas.


O tratamento da intoxicação atualmente é baseado em medidas que diminuam o estresse oxidativo utilizando substâncias antioxidantes e terapias imunossupressoras que, consequentemente, revertam o quadro toxicológico instalado, especialmente o pulmonar.
Referência: <http://www.scielo.br/img/revistas/jbpneu/v36n4/a19fig02.jpg>


A toxicidade do paraquat resulta do fato de que ele inibe a redução de NADP a NADPH, resultando em uma superprodução de espécies reativas de oxigênio que destroem os lipídios das membranas celulares o que acarreta em uma inflamação, com recrutamento de leucócitos e fibrose pulmonar tardia, levando a hipoxemia que não responde ao tratamento que visa a diminuição da absorção e estimulação da excreção do paraquat absorvido.


Formas de se diagnosticar uma intoxicação por paraquat:


 Entre as metodologias quantitativas disponíveis, existem os métodos cromatográficos, eletroforese capilar e os imunoensaios podem ser utilizados.Por outro lado, uma reação simples e rápida de caracterização urinária com ditionito de sódio é muito usada, na suspeita de intoxicações agudas.



Caso clinico com sobrevivente:


 Um homem de 22 anos foi admitido no departamento de emergência com queixa de dor de garganta, disfagia, hemoptise e dor retroesternal. Ele havia tentado se suicidar por meio da ingestão de 50 mL de uma solução de paraquat quatro dias antes da admissão hospitalar e havia sido tratado, em outro serviço, com lavagem gástrica e administração de carvão vegetal ativado.


O resultado do teste de urina com ditionito de sódio (para paraquat) ainda foi positivo na admissão. Ele foi submetido a hemodiálise e terapia imunossupressora com ciclofosfamida, metilprednisolona e dexametasona, de acordo com o protocolo recomendado. Além disso, recebeu N-acetilcisteína.


No presente caso, vários achados indicavam um prognóstico ruim.Portanto, a terapia imunossupressora e o tratamento com antioxidantes foram indicados para interromper o processo inflamatório.


No segundo dia de internação (6º dia após a ingestão), o paciente apresentou hemoptise. A radiografia de tórax realizada no 8º dia após a ingestão mostrou opacidades pulmonares. No sétimo dia de internação, os parâmetros gasométricos pioraram, e o paciente foi submetido a um segundo ciclo da mesma terapia imunossupressora. Posteriormente, apesar de um episódio de neutropenia febril, ele se recuperou gradualmente e recebeu alta hospitalar, em bom estado, após quatro semanas, sem necessidade de oxigeno terapia domiciliar. Após quatro meses, o paciente estava trabalhando novamente e não tinha queixas, a não ser por dispneia após esforço físico intenso.
Referência:<http://www.scielo.br/img/revistas/jbpneu/v36n4/a19fig02.jpg>
Referências: http://www.scielo.br/pdf/jbpml/v42n4/a03v42n4.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-37132010000400019&script=sci_arttext. Acesso em: 6 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário